A adoção de medidas para a prevenção de fraudes passou a ser essencial na gestão financeira de qualquer empreendimento.
Infelizmente, vivemos tempos difíceis com relação a esse assunto, especialmente porque a internet possibilita aos criminosos uma série de ações que podem causar grandes prejuízos aos negócios.
Com a mesma facilidade com que hoje é possível fazer um pedido, contratar um serviço e desenvolver pesquisas no mercado, a rede mundial também possibilita a prática de golpes e fraudes com as mais variadas características.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma OLX, no ano de 2022, os golpes online aplicados no Brasil geraram prejuízos na ordem de R$ 551 milhões.
Diante dessa realidade, as empresas precisam desenvolver ações visando a prevenção de fraudes e prejuízos que possam colocar em risco a sua operação. Continue a leitura e saiba o que fazer!
Para realizar a prevenção de fraudes é preciso que 4 ações sejam tomadas, visando estar preparado para detectá-las e evitar que sua empresa caia nos golpes previamente planejados. Vamos conhecê-las:
O primeiro passo é conhecer quais são os tipos de fraudes cometidos pelos criminosos e redobrar a atenção para essas situações em sua empresa.
Dentre a variedade de fraudes cometidas contra as empresas, as principais são as seguintes:
Como se observa, em todas essas situações sua empresa estará no prejuízo, se a sua equipe não tiver percebido o problema a tempo.
A capacitação é fundamental para que as fraudes na empresa não ocorram, portanto, é necessário que um treinamento seja realizado com as equipes envolvidas em:
Deve-se, nesta oportunidade, apresentar os tipos de fraudes existentes, como elas acontecem e quais ferramentas estão disponíveis para que o problema não ocorra em sua empresa.
Quando mencionamos uma boa política de cobrança, estamos nos referindo às áreas envolvidas nesse processo, ou seja, precisam ser incluídos o setor de cadastro e análise de crédito.
Criar uma metodologia adequada e possuir ferramentas que efetivamente colaboram nessas atividades diminui significativamente a inadimplência e evita que sua empresa seja vítima de algum golpe.
Por fim, chegamos a uma ferramenta que faz toda a diferença quando o assunto é a prevenção de fraudes em uma empresa.
Trata-se do Quiz Antifraude, uma solução que apresenta algumas perguntas estratégicas e aleatórias no objetivo de validar informações junto ao cliente.
Com base nas respostas e verificação da veracidade das informações, é possível prevenir a possível tentativa de fraude.
Essa ferramenta se baseia em dados atualizados constantemente provenientes de bases privadas e públicas, portanto, qualquer inconsistência alerta o operador para a realização de outras verificações a respeito do cadastro que está sendo analisado.
A implantação dessa ferramenta e das rotinas sugeridas neste post são essenciais para que sua empresa:
Para saber mais sobre o Quiz Antifraude, acesse nosso site e faça contato. Estamos prontos para esclarecer as dúvidas e apresentar detalhes a respeito de nossas soluções!
(Imagens: divulgação)